O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) recebeu, pela primeira vez, a Câmara Nacional de Presidentes do Sistema CFMV/CRMVs. O encontro aconteceu até esta quinta-feira (1º/9), no Plaza São Rafael, em Porto Alegre, com presença de lideranças da Medicina Veterinária e da Zootecnia de todo o País para troca de experiências e debates de temas fundamentais para os profissionais das áreas.

Na pauta técnica, os presidentes debateram sobre diversos temas que estão em foco para a atualização e melhorias da medicina veterinária em nosso país.

Na abertura, o presidente do CFMV Francisco Cavalcanti de Almeida, reafirmou a concentração de esforços do CFMV para acelerar a transformação digital de todo o Sistema. A implantação do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) está em ritmo avançado. A ferramenta moderniza os trâmites de processos administrativos, interligando eletronicamente os conselhos. 

O conselho regional organizou uma programação para os presidentes na Expointer, no dia 2 de setembro. Ao final do dia, será entregue o Prêmio Professor Édison Armando de Franco Nunes. Em sua primeira edição, a premiação será destinada a médicos-veterinários e zootecnistas gaúchos que tiveram papel importante nos setores público, privado, de ensino e terceiro setor, reconhecendo profissionais que contribuíram para a ciência da Medicina Veterinária e Zootecnia, agraciados em 15 categorias.

O prêmio leva o nome do médico veterinário Édison Nunes, de Passo Fundo, cidadão emérito e responsável por melhorias da profissão no estado e no país. Falecido em março de 2021, a premiação chega para resgatar a memória e o legado do professor.