As médicas-veterinárias Jaqueline Souza e Tarsila Miranda, membros da Comissão de Desastres em Massa Envolvendo Animais (CODEMA) do CRMV-PE, foram enviados no último dia 23 para a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, para dar suporte ao Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad), que tem socorrido os animais que ficaram sem casas, machucados e abandonados durante esse momento. O envio de membros do CODEMA – que ficam até a próxima quarta-feira (02)- foi aprovada por unanimidade na última plenária do CRMV-PE e atende à solicitação de apoio do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), Rômulo Spinelli.

Segundo a presidente do CRMV-PE, Elisa Araújo, essa ação de solidariedade só reforça a união do Sistema CFMV/CRMVs e o trabalho em prol da saúde única. “O nosso estado está sendo representando pelas médicas veterinárias do CODEMA, que não estão medindo esforços para ajudar os animais diante dessa tragédia que acontece na cidade de Petrópolis”, enfatizou. 

Até agora mais de 200 animais já foram resgatados durante as expedições do Grad aos bairros e territórios mais afetados pelas chuvas em Petrópolis. A tragédia provocada pelo temporal no último dia 15, provocou até o momento a morte de 217 pessoas.