Em Brasília: CFMV e CRMVS propõem a inclusão do medico veterinário na saúde indígena na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS)
6 de julho de 2023 – Atualizado em 20/07/2023 – 1:00pm
Chegou ao fim neste último dia 5, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF), a etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde.
Pernambuco contou com a presença dos médicos veterinários pernambucanos Maria Elisa Araújo (presidente do CRMV/PE), Geraldo Vieira (chefe de gabinete do CRMV-PE e membro da Comissão Nacional de Saúde Pública), Mariana Siqueira (presidente da Comissão de Saúde Pública do CRMV-PE), João Alves do Nascimento (conselheiro do CRMV-PE e representante do CFMV no Conselho Nacional de Saúde) e Erivânia Câmelo (chefe de gabinete do CFMV). O grupo esteve presente em todos os dias da conferência, participando dos grupos de trabalho e das atividades autogestionadas, propondo diretrizes e moções que visem à integração da Medicina Veterinária em ações em prol da saúde pública brasileira.
Com o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a CNS discutiu as próximas diretrizes que nortearão o Sistema Único de Saúde (SUS) e servirão de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e do Plano Plurianual 2024-2027, previstos no planejamento da União. As propostas apresentadas foram oriundas das conferências municipais e estaduais e do Distrito Federal, além de uma nova modalidade, as conferências livres.
O Sistema CFMV/CRMVs, por meio de seus representantes e a Comissão Nacional de Saúde Pública Veterinária (CNSPV/CFMV), defendeu a proposta de inserção do médico-veterinário e a criação do Núcleo de Vigilância de Zoonoses na Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).
Também foi apresentada pela CNSPV, a atividade autogestionada intitulada “Vulnerabilidades às zoonoses e outros agravos envolvendo animais e povos indígenas: como prevenir e controlar?”.