Entre os meses de outubro a dezembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-PE) realizou as últimas solenidades de entrega da Cédulas de Identificação Profissional (CIP) de 2022. Os atos foram realizados de forma híbrida (online e presencial).

Durante as solenidades, a presidente do Regional de Medicina Veterinária, Maria Elisa de Almeida Araújo, deu as boas-vindas aos novos profissionais.

Os eventos ainda contaram com palestra do assessor técnico e responsável pelo setor de fiscalização do CRMV-PE, Gutemberg Ferreira, que abordou o funcionamento do Sistema CFMV/CRMVs e as normas legais, éticas e técnicas que regem as profissões de médicos-veterinários e zootecnistas.

A ouvidora do CRMV-PE, Vladima Mendes, também participou das solenidades.

Cédula Digital

A partir do próximo ano, o Sistema Conselhos Federal e Regionais de Medicina Veterinária (CFMV/CRMVs) vai instituir a cédula digital de identidade profissional (e-CIP). Além disso, irá modernizar a versão física para o formato de cartão, substituindo o papel por um material mais resistente e durável. As novidades estão na Resolução CFMV 1475 publicada no dia 19 de setembro no Diário Oficial da União (DOU), que entrará em vigor a partir de 02 de janeiro. A norma revoga a Resolução CFMV n.º 1.041, de 2013.

Por dois anos, a emissão da nova cédula será gratuita para os profissionais já inscritos no Sistema, mediante o recadastramento eletrônico. A iniciativa visa atualizar a base de dados dos profissionais, respeitando as regras de segurança e as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Permanecem válidas as identidades profissionais expedidas anteriormente pelos CRMVs, com exceção das provisórias, quando expirado o prazo.