Encerrou nesta sexta-feira (27), em Natal (RN), a 3ª Câmara Nacional de Presidentes (CNP) de 2021 do Sistema CFMV/CRMVs. A Presidente do CRMV-PE, M.V. Maria Elisa de Almeida Araujo, junto aos demais Presidentes CRMVs e também dos gestores do Conselho Federal de Medicina Veterinária, discutiram durante três dias ações e estratégias realizadas pelo Sistema.

No evento presidido pelo M.V Francisco Cavalcanti de Almeida, Presidente do CFMV, os dirigentes dos Regionais foram apresentados à campanha nacional de valorização do médico-veterinário, que será lançada em setembro, também conheceram as ações realizadas pelas Comissões Nacionais e acompanharam os primeiros resultados dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Apoio aos Regionais (N.A.R), gerido pela vice-presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, e coordenado pelo assessor Igor Andrade.

O segundo dia de CNP foi reservado para a palavra dos presidentes, que citaram os desafios e resultados dos regionais relacionados à fiscalização, à qualidade do ensino superior da Medicina Veterinária e da Zootecnia, à gestão de riscos e ao gerenciamento administrativo e financeiro dos CRMVs. Compartilharam experiências sobre como reduzir a inadimplência e gerenciar os custos administrativos, considerando a manutenção dos valores da anuidade e das taxas cobradas dos profissionais e empresas submetidos à fiscalização do Sistema.

No último dia, a CNP contou com a participação especial de dois auditores fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O médico-veterinário Diego de Brito, do Departamento de Saúde Animal (DAS/Mapa), falou sobre as estratégias do Plano Nacional de Prevenção e Controle da Resistência aos Antimicrobianos no âmbito da Agropecuária (PAN-BR Agro). Sua colega de departamento, a médica-veterinária Ana Carla Vidor, foi convidada a expor a situação da febre aftosa no Brasil e os avanços do plano estratégico que visa à erradicação e prevenção da doença até chegar às zonas livres de vacinação.

No encerramento, os presidentes tiveram a oportunidade de conhecer, de forma mais aprofundada, o processo de construção da Política de Gestão de Riscos e as diretrizes gerais de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, resoluções aprovadas recentemente e estabelecidas para todo o Sistema. Ainda foram sensibilizados sobre dois projetos de comunicação: a criação de identidade única de marca do Sistema e um prêmio de jornalismo que estimule a produção de conteúdo midiático sobre as profissões.