Nesta quinta-feira, 9 de setembro, em comemoração ao Dia do Médico Veterinário, o Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia do Estado de Pernambuco (CRMV-PE) realizou uma solenidade híbrida, com transmissão ao vivo pelo Youtube, para marcar a outorga dos prêmios Professor José Wanderley Braga 2021, do CRMV-PE e Professor Gilvan de Almeida Maciel 2021, da Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária.

Neste ano, a médica veterinária Heronides Viega da Silva foi a agraciada do prêmio Professor José Wanderley Braga, com nome apresentado e votado democraticamente durante plenária específica. “Esse prêmio me faz refletir sobre reconhecimento ao meu trabalho. Agradeço aos meus colegas da Adagro, da Delegacia Federal da Agricultura, Universidade Federal Rural de Pernambuco e aos secretários municipais de agricultura. Esses todos possibilitaram que o meu trabalho fosse desenvolvido com responsabilidade, ética e humanização”, afirmou Heronides, que é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), desde 1977.


Heronides iniciou o exercício profissional na Unidade Regional de Palmares, onde recebeu o credenciamento do Ministério da Agricultura para realização de testes no controle de brucelose e tuberculose animal. Durante 9 anos atuou na função de médica veterinária atendendo toda região da Mata Sul, compreendendo 23 municípios, na defesa sanitária animal, clínica e cirúrgica. Em 1987, assumiu a chefia da Regional Mata Sul da Secretaria de Agricultura e Produção Rural de Pernambuco. Com a reforma na Secretaria de Agricultura, em 1992 passou a exercer a função de fiscal estadual agropecuária. Em abril deste mesmo ano, em virtude da sua aposentadoria, finalizou as suas atividades, concluindo 43 anos de dedicação à profissão. 


Na mesma solenidade, também foi outorgada a médica veterinária Erivânia de Almeida Camello, agraciada pela Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária com o Prêmio Gilvan de Almeida Maciel 2021. “O objetivo de todos nós médicos veterinários é fazer essa profissão grande e cada vez maior. E só vamos conseguir fazer isso se promovermos a defesa e o desenvolvimento da ciência, colocando à disposição da sociedade. Não podemos admitir retrocesso da nossa profissão, que é responsável por mais de 25% do PIB do País. Agradeço a Sociedade Pernambucana de Medicina Veterinária por essa homenagem”, afirmou a médica veterinária.  


A presidente do CRMV-PE, Elisa de Almeida Araújo, que encerrou a cerimônia, enalteceu a importância da Medicina Veterinária através da Saúde Única. “Aprendemos nessa pandemia a reconhecer nossa importância como médicos veterinários. Mostrando ao Mundo que podemos fazer mais na saúde do meio ambiente, animal e humana, em busca de um equilíbrio que todos querem”, concluiu a presidente.