O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco tem a honra de informar que o Prêmio Mérito Zootécnico de 2022, alta comenda conferida pela regional, será entregue a zootecnista Maria Presciliana de Brito Ferreira. A solenidade será realizada no dia 27 de maio, às 18h, no auditório da autarquia.

Formada em zootecnica há mais de 35 anos pela UFRPE, Maria Presciliana, é mestre em produção animal pela Universidade Federal do Ceará. A homenageada tem especialização em Caprinocultura e Tecnologia de Alimentos e em Agroindústria Alimentícia.

Além de coordenar mais de 50 projetos de Extensão ao longo de sua carreira, coordenou por mais de 10 anos o Dia de Campo do DZ, onde capacitou diversos discentes dos cursos de Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia.
Por vários anos atuou como avaliadora dos projetos de Bolsa de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE. É membro da Comissão de Extensão do Departamento de Zootecnia (DZ) há mais de 15 anos e há 10 está como presidente da mesma Comissão.
Atuou como Zootecnista em capacitações de Apicultores no Sertão de Pernambuco, além de ofertar diversas oficinas de beneficiamento do leite e seus derivados nos estados de Pernambuco, Alagoas e Paraíba.
Atualmente, atua como Coordenadora de Integração Comunitária da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania de UFRPE desde 2016, onde desenvolve ações de empoderamento feminino, a exemplo das capacitações de detentas realizadas na Penitenciária Feminina de PE, geração de emprego e renda, por meio de capacitações, e ainda tem coordenado o Curso Preparatório para o ENEM – PREPEX, da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Cidadania – uma ação voltada a jovens em vulnerabilidade social.