CRMV-PE e CRMV-BA capacitam médicos-veterinários em curso de perícia em Petrolina-PE
8 de setembro de 2023 – Atualizado em 08/09/2023 – 5:41pm
Uma iniciativa dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV/PE) e de Pernambuco (CRMV-BA) capacitou em perícia veterinária, entre os dias 04 ao dia 06 de setembro, cerca de 100 profissionais dos dois estados. O curso foi realizado no auditório da Biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina, Pernambuco. As inscrições para este curso ficaram sob a responsabilidade do CRMV-PE e esgotaram em menos de 2 horas.
A abertura do curso ocorreu no dia 4 com presença da presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco, Maria Elisa Araújo. O evento contou nos três dias de evento com palestras com os médicos-veterinários Dr. Hélio Manso Cordeiro (conselheiro do CRMV-PE), Dr. Daniel de Araújo Viana (CRMV-CE e ABMVL), Dra. Lívia Peralva (CRMV-BA), Elan Cardozo Paes de Almeida (CRMV-RJ), Dra. Esther Espejo (CRMV-SP) e Dra. Aline Luciana Rodrigues (CRMV-RO).
Entre as temáticas abordadas: “medicina veterinária legal”, “como o perito deve se apresentar na perícia”, “perícia de animais no abate e produtos de origem animal”, “casos de rinhas de animais e de vaquejada na Bahia”, “necropsia pericial”, “fotodocumentação e cadeia de custódia”, “o bem-estar animal como base para a cauterização de maus tratos”, “exame de corpo delito”, “atuação do médico veterinário como assistente técnico em processos administrativos”, entre outras.
O curso encerrou com uma mesa redonda, no final da tarde do dia 6 de setembro, com o tema “O papel do médico-veterinário como perito em auxílio à justiça”. Participaram da discussão o advogado Valmir Oliveira da Silva Junior (assessor jurídico do CRMV-PE) e os médicos-veterinários Dr. Daniel de Araújo Viana (CRMV-CE e ABMVL), Dra. Lívia Peralva (CRMV-BA), Elan Cardozo Paes de Almeida (CRMV-RJ), Dra. Esther Espejo (CRMV-SP) e Dr. Hélio Manso Cordeiro (conselheiro do CRMV-PE).
Perícia Animal
A Medicina Legal e a Perícia Animal são atividades auxiliares da Justiça que por um conjunto de conhecimentos médico-veterinários, biológicos e jurídicos destinados a defender os direitos e os interesses dos homens, dos animais e da sociedade.
Como perito, o médico-veterinário poderá aplicar seus conhecimentos em procedimentos judiciais e extrajudiciais da esfera de competência dos médicos-veterinários como os que envolvem produção animal, clínica e cirurgia veterinária, defesa sanitária e inspeção de alimentos de origem animal. Os profissionais atuam na elaboração de laudos, informações e pareceres em relação a animais e produtos de origem animal, visando o estabelecimento da justiça.