Para celebrar o Dia do Médico Veterinário, comemorado nacionalmente no dia 9 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Pernambuco, o CRMV-PE, promove, em seu auditório, desta terça-feira (11) a sexta-feira (14), a Semana do Médico Veterinário. Durante o evento, os profissionais e estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia participantes terão acesso a palestras, seminários e mesas redondas sobre diversos assuntos importantes para a área. E mais, visando contemplar todas as agendas, a Semana do Médico Veterinário terá programas de manhã, tarde e noite, com inscrição gratuita.
Na sexta-feira (14), último dia do evento, o presidente do CRMV-PE, o Dr. Marcelo Teixeira, acompanhará a entrega de dois prêmios veterinários muito importantes para a categoria: o Prêmio Professor José Wanderley Braga e o Prêmio João Emílio Cruz.
A iniciativa, além de celebrar uma data bastante importante para a classe – já que foi no dia 9 de setembro de 1933 que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o decreto que regularizou a profissão e o ensino da Medicina Veterinária no País –, ainda faz parte dos projetos educativos de capacitação de profissional promovidos pelo CRMV-PE com o intuito de contribuir, da melhor forma possível, com o crescimento e valorização das profissões.
Segundo o Dr. Marcelo Teixeira, a tradicional Semana do Médico Veterinário promovida pelo CRMV é uma oportunidade única para profissionais e estudantes. “O objetivo do evento é promover a integração de diferentes áreas do conhecimento que atuam e auxiliam no desenvolvimento do médico veterinário. As palestras e mesas redondas geram um espaço extremamente construtivo de discussão, possibilitando, de forma geral, um aprofundamento dos conhecimentos e sendo também uma oportunidade de troca de experiências entre profissionais e estudantes”, afirma.
O evento conta com parceria da Anclivepa-PE e patrocínio da Agener União, Grupo União Química, Drogavet e Massapê.
Vale ressaltar que toda a grade da Semana do Médico Veterinário é gratuita. Os interessados deverão fazer as inscrições na hora, na sede do CRMV-PE. O limite é de 100 pessoas por programa.
 
Por dentro da programação:
Terça-feira (11)
A programação começa na terça-feira (11), com solenidade de abertura às 9h30, seguida de uma mesa redonda sobre a Lei Federal 13.680, que modifica a Lei 1283, de 18 de dezembro de 1950, que dispõe sobre o processo de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. A conversa será iniciada com a Dra. Glenda Monica Luna Holanda, da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Já a mesa redonda, contará com a participação do Dr. Antônio Teles Neto, também da Adagro; o Sr. Sérgio Resende, produtor rural; a Dra. Ana Lúcia de Lira Guimarães, da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); o Dr. José Wilson Avelino Bezerra, da Adagro; e a profª. Dra. Andrea Paiva Botelho Lapenda, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.
A Dra. Márcia Maria de Souza Belo, presidente da Comissão Regional de Alimentos (Cral) do CRMV-PE, marcará presença como mediadora do debate.
No período da tarde, às 14h, a Semana do Médico Veterinário recebe a mesa redonda: “Impacto dos Agrotóxicos e dos Resíduos de Medicamentos Veterinários na Agropecuária e na Saúde Humana”. Na ocasião, o Dr. Romero Marinho de Moura, da Academia Pernambucana de Ciência Agronômica, falará sobre as consequências do uso dos agrotóxicos na agricultura e no meio ambiente. Já a Dra. Vânia Freire Lemos, do Instituto Tecnológico de Laticínios (Itep), abordará os efeitos dos agrotóxicos e dos resíduos de medicamentos veterinários na pecuária e em seus produtos derivados. Também compondo a mesa, a profª. Marília Teixeira de Siqueira, da Fiocruz e da Universidade de Pernambuco (UPE), que falará sobre a intoxicação em humanos por agrotóxicos e seus reflexos na saúde humana. A magnífica reitora da UFRPE, a Dra Maria José de Sena, atuará como mediadora.
Quarta-feira (12)
A palestra “Morcegos Urbanos e a Saúde Pública: Os Cuidados Para uma Boa Interação”, com o Dr. Luiz Augustinho Menezes da Silva, biólogo da UFPE, abre a programação, às 9h30, na quarta-feira.
Às 14h, a Semana do Médico Veterinário recebe um seminário sobre esporotricose, uma problemática que tem deixado o estado de Pernambuco em alerta, sendo considerado um caso de saúde pública. Para falar sobre a doença, uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii que pode atingir humanos e animais, os Drs. Francisco Duarte, da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE); Geane Oliveira, do Labend/SES; e Edna Michelly, da UFRPE.
À noite, às 19h, será a vez de uma palestra promovida pela Anclivepa PE (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais de Pernambuco), com o Dr Fabrício Bezerra de Sá, da UFRPE. Na ocasião, ele abordará a “Oftalmopatias dos Felinos”, discorrendo sobre exames oftalmológicos, sinais clínicos e tratamentos.
Quinta-feira (13)
A quinta será um dia dedicado a assuntos relacionados às funções dos responsáveis técnicos (RT) dentro das empresas e instituições. A ideia é esclarecer os profissionais e estudantes sobre pontos importantes do universo do cargo, que lida diariamente com uma série de responsabilidades e deveres. Assim, às 9h, o auditório do CRMV-PE recebe uma mesa redonda sobre “Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação”, com o Dr. Durval Baraúna Júnior, da Univasf, e com o Dr. Marcelo Brasil Machado, conselheiro do CRMV-PE, atuando na mediação do debate. Em seguida, a Dra. Alessandra Santos d’Alencar, da Adagro, falará sobre os “Entrepostos de Carne em Supermercados”, com foco na portaria 58 da Adagro. A mediação fica por conta do Dr. Flávio de Oliveira Silva, do Cral/CRMV-PE.
No período da tarde, começando às 14h, o público presente poderá conferir a palestra sobre “Responsabilidade Técnica em Entrepostos de Carnes e Supermercados”, com a Dra. Kalina Maria Rebelo Monteiro, fiscal agropecuária da Adagro e mediação do Dr. César Calzarra da Nobrega, da Paraíba. Em seguida começa a palestra “O Médico Veterinário na Qualidade de Pescados”, com o Dr. César e a Dra. Kalina na mediação.
À noite, às 19h, a Anclivepa PE promove a palestra: “Meu Paciente é Oncológico. E Agora?”, com o Dr. André de Mattos Faro, do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari.
Sexta-feira (14)
No último dia da Semana do Médico Veterinário, será realizada, iniciando às 19h, uma cerimônia de outorga do Prêmio Professor José Wanderley Braga, um dos mais importantes da categoria, conferido anualmente pelo CRMV. Este ano quem recebe a honra é o Dr. Maurício Bandeira Castelo Branco. Na mesma noite, o Conselho ainda tem a tarefa de entregar o Prêmio João Emílio Cruz à Dra. Amara Areia, ambos escolhidos por suas importantes contribuições à Medicina Veterinária.
Um coquetel de confraternização encerra a programação da Semana do Médico Veterinário 2018.