O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) promove, nos dias 25 e 26 de outubro, em Petrolina, no auditório do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada, palestras gratuitas sobre Responsabilidade Técnica (RT), tema que sempre desperta grande interesse porque são os profissionais desta área que devem referendar ao consumidor a qualidade do produto final ou do serviço prestado, podendo, inclusive, responder civil e penalmente por eventuais danos gerados por negligência, imprudência, imperícia ou omissão. Daí a importância de se manter atualizado e capacitado para os que desejam seguir por essa área. Vale ressaltar que a iniciativa faz parte dos projetos de interiorização e capacitação profissional gratuita do Conselho.
Assim, a programação na quinta-feira (25) começa às 19h, com o Dr. Jorge Lucena, conselheiro do CRMV-PE e  professor da UFRPE – UAG, ministrando uma palestra sobre “Otimização Biomecânica na Eficiência do Movimento Equino.
Das 20h às 21h, o presidente do CRMV-PE, o Dr. Marcelo Teixeira, também professor da UFRPE, fala sobre as “Afecções Cirúrgicas do Joelho em Cães e Gatos”.
Na sexta-feira (26), às 9h da manhã, o evento recomeça com abertura oficial realizada pelo presidente  Marcelo Teixeira. Logo em seguida, ele ministra palestra sobre “Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação”, com moderação do Dr. Durval Baraúna Júnior, conselheiro do CRMV-PE e professor da Univasf.
Em seguida, é a vez do Dr. Durval palestrar sobre a “Responsabilidade Técnica em Hospitais Veterinários, Clínicas, Consultórios e Pet Shops”, com o Dr. Amaro Fábio também conselheiro do Conselho, na mediação.
À tarde, começando às 14h, é a vez do público conferir palestras sobre responsabilidade técnica em eventos equestres, como haras, jóqueis-clubes e outras entidades hípicas, e também debater sobre exposições, feiras, leilões e outros eventos pecuários, com Dr. Marcelo Brasil Machado e o Dr. Jorge Lucena, conselheiros do CRMV-PE.
Depois, das 15h30h às 17h, a palestra “Responsabilidade Técnica em Supermercado”, que terá o Dr. Marcelo Brasil como moderador e a Dr. Glenda Holanda como palestrante.
Encerrando a programação, uma conversa sobre “Responsabilidade Civil e Seguros Profissionais”, até as 18h. Depois será realizado um coquetel de encerramento e confraternização.
Além disso, o Conselho ainda realiza na quinta-feira (25) uma plenária no município, a primeira promovida fora do Recife! Visando a interiorização da instituição, a ideia é que outras cidades do interior recebam futuramente plenárias do CRMV-PE, o que aumenta e estreita a relação do Conselho com os profissionais de todo o Estado, fazendo com que a representação aconteça de forma mais eficiente.
O presidente do CRMV-PE, o Dr. Marcelo Teixeira, estará presente em toda a ação, comandando, inclusive, a entrega das carteiras profissionais dos novos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Petrolina e arredores.

Serviço – Palestras sobre RT
Onde: Auditório do 72º Batalhão de Infantaria Motorizada de Petrolina (Avenida Cardoso de Sá, S/N, Vila Eduardo)
Quando: 25 e 26 de outubro
Horário: 1º dia: das 19h às 20h / 2º dia: das 9h às 18h