Foto: Ascom – CRMV/PE

O Médico Veterinário Marcelo Brasil, conselheiro titular do CRMV-PE, participou, na última quinta-feira (21), representando o presidente da instituição, o Dr. Marcelo Weinstein Teixeira, de uma formatura realizada pelo 4º Batalhão da Polícia do Exército de Pernambuco, o “Batalhão João Fernandes Vieira”, em homenagem ao Dia do Médico Veterinário Militar, comemorado nacionalmente em 17 de junho. A solenidade, presidida pelo Exmo. Sr. General de Divisão Luiz Antônio Duizit Brito, Comandante da 7ª Região Militar, ainda contou com a presença de veterinários e diversos comandantes de organizações militares.
A formatura presta uma homenagem ao patrono da data, o tenente-coronel médico João Muniz Barreto de Aragão, que prestou inestimáveis serviços à veterinária, ao exército e à nação brasileira, sendo dele os esforços iniciais para a formação dos primeiros quadros de veterinária do exército.

Foto: Reprodução / 4BPE

Após as primeiras homenagens, o General de Divisão Luiz Antônio Duizit Brito, em seu discurso, destacou a importância da atuação dos Médicos Veterinários dentro do Exército Brasileiro, já que são esses profissionais que garantem a biossegurança dos quartéis e das operações, atuam no controle das zoonoses e na preservação ambiental, além de estarem sempre zelando pela saúde e bem-estar dos animais que participam das missões militares e também das tropas, inspecionando a qualidade da água e dos alimentos consumidos, mostrando o quanto todas essas atividades estão atreladas e são importantes. Não há uma divisão definida entre saúde humana e animal, trata-se de saúde única.

Foto: Reprodução / 4BPE

Um trabalho fundamental, como o exercido pela 1ª tenente Renata Guariento, Médica Veterinária do Batalhão João Fernandes Vieira, que atua como chefe da seção de cães de guerra, realizando treinamento de faro, guarda e proteção com os cães para eles possam atuar nas atividades do exército.
“Sinto-me inspirado e fortalecido pelo entusiasmo demonstrado pelos Médicos Veterinários do Exército Brasileiro e também pelos resultados que esses profissionais vêm alcançando. Em nome do CRMV-PE, só podemos parabenizá-los e desejar ainda mais disposição rumo ao engrandecimento da Medicina Veterinária a serviço da nação”, diz o conselheiro Marcelo Brasil.