Para dar continuidade aos projetos de interiorização e capacitação profissional gratuita, o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE) promove, no dia 5 de outubro, em Salgueiro, no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), um dia inteiro de palestras gratuitas sobre Responsabilidade Técnica (RT), tema que sempre desperta grande interesse porque são os profissionais desta área que devem referendar ao consumidor a qualidade do produto final ou do serviço prestado, podendo, inclusive, responder civil e penalmente por eventuais danos gerados por negligência, imprudência, imperícia ou omissão. Daí a importância de se manter atualizado e capacitado para os que desejam seguir por essa área.
Assim, a programação começa às 9h da manhã, com abertura oficial realizada pelo presidente do CRMV-PE, o Dr. Marcelo Teixeira, e a tesoureira do Conselho, a Dr. Mirian de Fátima Torres. Logo em seguida, o presidente ministra palestra sobre “Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação”. É de Marcelo Teixeira também a tarefa de palestrar sobre a “Responsabilidade Técnica em Hospitais Veterinários, Clínicas, Consultórios e Pet Shops”. A moderação fica por conta de Mirian.
À tarde, começando às 14h, é a vez do público conferir palestras sobre responsabilidade técnica em eventos equestres, como haras, jóqueis-clubes e outras entidades hípicas, e também debater sobre exposições, feiras, leilões e outros eventos pecuários, com o Dr. Victor Netto Maia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e da Universidade Acadêmica de Garanhuns (UAG). O Dr. Marcelo Brasil Machado, conselheiro do CRMV-PE, participa como mediador.
Finalizando a programação, o evento traz para o centro dos debates uma zoonese que vem despertando atenção da população, dos médicos e da autoridade. Trata-se da Leishmaniose, uma das doenças infecciosas que mais afeta os cães no Brasil, com um considerável aumento no número de casos confirmados nos últimos anos. Para falar da problemática, o seminário traz a Dra. Edna Michelly, da UFRPE e especialista no assunto, que até pouco tempo atrás assustava muitos donos de animais por ser um diagnóstico que culminava com a eutanásia, por não haver tratamento especifico para a doença. Mas atualmente o cenário é outro, já existe uma droga liberada pelo Ministério da Agricultura e o tratamento já é uma realidade, que embora não cure o animal por completo, livra-o dos sintomas e zera as chances de transmissão.
Com mediação da Dr. Mirian de Fátima Torres, a palestra abordará esse e outros aspectos da problemática, o que passa por repasse de informações, prevenção, sintomas, diagnósticos e, claro, tratamento.
 
Serviço – Palestras sobre RT e zoonoses
Onde: No IFPE (BR-232, Km 508, s/n – Zona Rural, Salgueiro – PE)
Quando: 5 de outubro
Horário: das 9h às 18h
Entrada gratuita
Inscrição no local do evento
 
Programação
9h – Abertura
 
9h30 às 10h30
Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação
Palestrante: Dr. Marcelo Teixeira (presidente do CRMV-PE)
Moderadora: Mirian de Fátima Torres (tesoureira do CRMV-PE)
 
Intervalo
 
10h45 às 12h
Responsabilidade Técnica em Hospitais Veterinários, Clínicas, Consultórios, PetShop’s
Palestrante: Dr. Marcelo Teixeira (presidente do CRMV-PE)
Moderadora: Mirian de Fátima Torres (tesoureira do CRMV-PE)
 
Almoço
 
14h
Responsabilidade Técnica em Eventos Equestres: Haras, Jóqueis-Clubes e Outras Entidades Hípicas
 
Exposições, Feiras, Leilões e Outros Eventos Pecuários
Palestrante: Dr. Victor Netto Maia – UFRPE/UAG
Moderador: Dr. Marcelo Brasil Machado (conselheiro do CRMV-PE)
 
Intervalo
 
16h às 18h
Leishmaniose
Palestrante: Dra. Edna Michelly – UFRPE
Moderadora: Mirian de Fátima Torres (tesoureira do CRMV-PE)